quinta-feira, 19 de março de 2009

Newton (1993) – Primeiro PDA


Apple apresenta Newton, o primeiro PDA(personal digital assistant).O Pentium da Intel é apresentado em março. (foto ao lado) Estudantes Students e o pessoal da National Center for Supercomputing Applications da Universidade de Illinois desenvolem uma interface gráfica para navegação pela Internet chamada NCSA Mosaic.

Alpha (1992) - Primeiro computador pessoal de 64 bits


DEC apresenta o primeiro chip a implementar a arquitetura RISC Alpha 64-bit. (foto ao lado) Em março de 1992, o primeiro audio multicast M-bone é transmitido pela Net. Após gerar uma enorme preocupação, o virus Michelangelo resulta em um estrago de pequenas proporções.

Fonte: www.museudocomputador.com.br/enciteclado.php

RS6000 (1990) – Primeira máquina superescalar


Anunciado em 1990, o RS/6000 substituiu o RT-PC. Esta família de servidores teve várias mudanças de nome durante a sua história. Ele era originalmente uma linha de estações de trabalho e servidores chamados RS/6000. A linha de servidores foi renomeada para eServer pSeries (servidores e da série p) em 2000 como parte da iniciativa de renovação de seus servidores padrão e. Com o advento do processador POWER5em 2004 a família foi reformulada para Servidores e p5. Agora com o movimento de simplificação das famílias de servidores e equipamentos de estocagem de dados para a legenda Sistema, a família foi renomeada novamente agora para System p5 em 2005. O Sistema p5 agora encampa a linha de produtos da IBM OpenPower.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RS/6000

SPARC (1987) – Primeira Estação de trabalho RISC baseada em SPARC


SPARC (acrónimo para Scalable Processor ARChitecture, significa Arquitectura de Processadores Escaláveis) é uma arquitectura de processador desenvolvida pela Sun em 1985 baseada na arquitectura RISC. A empresa desenvolveu a sua própria implementação SPARC (UltraSPARC) e também licenciou a arquitectura para outros fabricantes, como a Fujitsu, para que produzissem processadores compatíveis. A arquitectura SPARC é inspirada na máquina RISC I de Berkeley, e o seu conjunto de instruções e organização de registos é fortemente baseado no modelo RISC de Berkeley.


Amiga (1985) - Computador projetado para competir com os computadores ATARI


Concebido por Jay Miner, o Commodore Amiga foi um computador pessoal verdadeiramente revolucionários para o seu tempo. Através de características únicas e inovadoras, abriu as portas a toda uma geração de entusiastas que se atreveram a sonhar com o futuro da tecnologia. Dotado de capacidades computacionais, gráficas e sonoras excepcionais, foi apresentado com pompa e circunstância. Corria então o ano de 1985, e todos os que presenciaram o seu lançamento ficaram deslumbrados.
O Amiga foi o primeiro computador pessoal do mundo a integrar o conceito pleno de multimédia. Podia correr os programas de produtividade dessa altura - editores de texto, folhas de calculo, etc - mas era também dotado de características gráficas fantásticas - imagens de 4096 cores e processamento de vídeo - bem como capacidade para reproduzir som stereo.

Fonte: www.museudocomputador.com.br/enciteclado.php

Atari ST (1985) - Um dos primeiros computadores domésticos usado para diversão


O Atari ST é um computador pessoal que estava disponível comercialmente a partir de 1985. Foi liberado pela Atari Corporation em 1985. "ST" oficialmente significa "Dezesseis / Trinta e dois", que se referia ao Motorola 68000 de 16 bits e barramento externo de 32 bits.


Lisa (1983) - Primeiro computador pessoal com uma GUI (Graphic User Interface)


O Lisa foi um computador pessoal (PC) revolucionário lançado pela Apple Computer em 1983. Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A idéia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade. O projeto Lisa começou em 1978. Steve Jobs, co-fundador da Apple, participou de seu desenvolvimento até 1982, quando juntou-se ao projeto Macintosh.
A origem do nome Lisa é um mistério. Alguns pensam que é o acrônimo de Local Integrated Software Architecture, outros dizem que vem do nome da filha de Jobs, e que o acrônimo foi inventado mais tarde para combinar com o nome.

Osborne 1 (1981) - Primeiro computador portátil


O Osborne 1 foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, lançado em abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg, custava US$ 1795, e utilizava o então popular SO CP/M 2.2. Suas principais deficiências (além do peso) eram o diminuto monitor de vídeo de 5" e os acionadores de disquete de face simples, densidade simples, cujos disquetes não conseguiam conter dados suficientes para aplicações corporativas práticas. Seu design deve muito ao Xerox NoteTaker, um protótipo desenvolvido pelo Xerox PARC em 1976.
Seu sucessor foi o Osborne Executive, mas não conseguiu igualar seu sucesso.

IBM PC (1981) - Deu início à era moderna do computador pessoal


O PC era considerado um projeto menor dentro da IBM, apenas uma experiência para testar a demanda do mercado. O projeto chegou a ser marginalizado dentro da empresa, pois muitos executivos acreditavam que o IBM PC poderia concorrer com outros produtos do portfólio da IBM. Depois de quase um ano de desenvolvimento, o primeiro PC foi lançado em 12 de agosto de 1981. Para cortar custos e acelerar o desenvolvimento, a equipe decidiu que usaria apenas componentes-padrão, que pudessem ser encontrados facilmente no mercado. O processador escolhido foi o Intel 8088, uma versão econômica do processador 8086, que havia sido lançado pela Intel em 1978. Quando a IBM estava desenvolvendo seu computador pessoal, chegou a ser cogitado o uso do 8086, mas acabou sendo escolhido o 8088 devido ao seu baixo custo.

Vax (1978) - Primeiro superminicomputador de 32 bits


O VAX 11/780, da Digital Equipment Corporation, caracterizou-se por ser uma máquina capaz de processar até 4.3 gigabytes de memória virtual, provando ser mais rápido dos minicomputadores da época.

Cray 1(1974) – Primeiro supercomputador vetorial


O primeiro supercomputador que chamava-se Cray 1 e apareceu em 1971. Foi pensando em apresentá-lo ao mundo que Seymour Cray fundou em 1970 a Cray Research.O trabalho para a construção de um Cray era demorado e levava-se meses pois as peças eram fabricadas na própria empresa de forma artesanal e na cor desejada pelo comprador.Observe na foto que o mesmo tem a forma de um “C”, a estrutura foi planejada desta forma afim de reduzir o comprimento dos fios e por conseguinte a redução no tempo em que os sinais se deslocavam de um lado para o outro. Um curiosidade é que estas mesmas máquinas com desenho esquisito eram utilizados pelos funcionários da Cray como aquecedor durante o inverno de Minesota pois utilizavam um sistema especial de arrefecimento que suportava altas temperaturas, apesar de estar no ínicio da década de setenta estas máquinas eram bem rápidas porém caras.Existem computadores de todo o tipo, bons, ruins, caros e baratos. Comum a todos eles é terem por base uma noção humana do que é a computação. Seymour Cray trabalhava num outro plano: o da super computação.

Fonte: http://my.opera.com/Ricardo%20Belfiglio/blog/cray-1-o-primeiro-supercomputador

Altair (1975) - Primeiro computador de 8 bits de uso geral


O Altair era baseado no 8080 da Intel e vinha com apenas 256 bytes de memória, realmente bem pouco, mesmo para os padrões da época. Estava disponível também uma placa de expansão para 4 KB. Em teoria, seria possível instalar até 64 KB, mas o custo tornava o upgrade inviável.Esse "modelo básico" consistia nas placas, luzes, chips, gabinete, chaves e a fonte de alimentação, junto, claro, com um manual que ensinava como montar o aparelho. Existia a opção de comprá-lo já montado, mas custava 182 dólares (da época) a mais. Em sua versão básica, o Altair não tinha muita utilidade prática, a não ser a de servir como fonte de aprendizado de eletrônica e programação. Entretanto, pouco tempo depois, começaram a surgir vários acessórios para o Altair: um teclado que substituía o conjunto de chaves que serviam para programar o aparelho, um terminal de vídeo (bem melhor que ver os resultados na forma de luzes :), um drive de disquetes (naquela época ainda se usavam disquetes de 8 polegadas), placas de expansão de memória e até um modelo de impressora. Até mesmo Bill Gates (antes mesmo da fundação da Microsoft) participou, desenvolvendo uma versão do Basic para o Altair.


PDP-11 (1970) - Dominou os mincomputadores na década de 70


PDP-11 foi uma série de minicomputadores de 16 bits fabricada pela empresa Digital Equipment Corp. nas décadas de 1970 e 1980. Foi pioneira na interconexão de todos os elementos do sistema — processador, memória RAM e periféricos — a um único barramento de comunicação, bidirecional, assíncrono. Este dispositivo, chamado Unibus permitia aos dispositivos enviar, receber ou trocar dados sem a necessidade de uma passagem intermediária pela memória. A série PDP-11 foi uma das séries de minicomputadores mais vendidas de sua época e uma das primeiras a executar o SO Unix, desenvolvido nos Laboratórios Bell.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/PDP-11

PDP8 (1965) - Primeiro minicomputador de mercado de massa (50 mil vendidos)


Famoso MiniComputador da extinta Digital (DEC), O PDP-8 foi um sucesso de vendas a partir de seu lançamento em 1964. Ele era uma “pequena” máquina de 12 bits (a maioria de nossos PCs de hoje são de 32 Bits ou 64 Bits), custando a bagatela de USD16.000,00. O PDP-8 era “pequeno o suficiente para ser colocado na mesa” (mais ou menos o tamanho de um frigobar) e simples o suficiente para ser utilizado por várias pessoas, vendeu grandes quantidades na sua época, em vários nichos de mercado: laboratórios, estradas de ferro e vários tipos de indústrias.


6600 (1964) - Primeiro supercomputador científico


O CDC 6600 era um computador mainframe da Control Data Corporation, lançado inicialmente em 1964. E geralmente considerado o primeiro super computador bem sucedido, superando o seu predecessor mais rápido, IBM 7030 Stretch, em 3 vezes. Ele foi o computador mais veloz do mundo de 1964 até 1969, quando ele cedeu o título ao seu sucessor, o CDC 7600.


360 (1964) - Primeira linha de produto projetada como uma família


O computador ibm 360 foi anunciado publicamente pela ibm em 1965 (?) 1966 (?)Construído nos USA era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base de 32K bytes. A memória era construída com toros de ferrite (óxido de ferro). É o primeiro computador ibm a utilizar 8 bit para codificação de caracteres e a palavra byte assume então o significado que ainda hoje tem.

B5000 (1963) - Primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível


Em 1963, a Burroughs lança o computador B-5000 com o sistema operacional Master Control Program (MCP), que oferecia multiprogramação, memória virtual com segmentação, multiprocessamento assimétrico, além de ser o primeiro sistema a ser desenvolvido em uma linguagem de alto nível.


Fonte: docs.thinkfree.com/tools/download.php?mode=down&dsn=379246

7094 (1962) - Dominou a computação científica no início da década de 60


Os computadores da Segunda geração já calculavam em microssegundos (milionésimos), eram mais confiáveis e o seu representante clássico foi o IBM 1401 e seu sucessor o IBM 7094, já totalmente transistorizado. Entre os modelos 1401 e 7094, a IBM vendeu mais de 10.000 computadores.

1401 (1961) - Máquina para pequenos negócios de enorme popularidade


O computador IBM 1401 foi anunciado publicamente pela IBM em 1959. Construído nos USA era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade memória base de 4.096 bytes com um ciclo de memória de 12 microsegundos. A memória era construída com toros de ferrite (óxido de ferro). Deve notar-se que o byte-IBM tinha apenas 6 bit (BCD Binary Coded Decimal).

PDP-1 (1960) - Primeiro minicomputador (50 vendidos)


Possuia o dobro do desempenho do IBM 7090, e valia 120 000 dólares contra milhões do IBM 7090. Nesta época surgia a industria dos mini computadores, e surgiu o 1° videogame



Fonte: http://w3.ualg.pt/~fcar/II_A3a.pdf (Com modificações)

IAS (1952) - A maioria das máquinas atuais usa esse projeto


Em 1946, von Neumann trabalhou com seus colegas no projeto de um computador para o Instituto de Estudos Avançados de Princeton (Princeton Institute of Advanced Studies -IAS). O computador IAS se tornara o protótipo de muitos computadores. Na proposta, von Neumann descreveu o que ele acreditava que seria preciso na sua máquina, incluindo uma ULA. Von Neumann disse que a ULA era uma necessidade para o computador porque ela garantiria que o computador calcularia operações matemáticas básicas, incluindo adição, subtração, multiplicação, e divisão. Ele então achava razoável que um computador contivesse um órgão especializados para essas operações.


Whirlwind I (1951) - Primeiro computador de tempo real


Para finalizar a primeira geração, teve o WhirlWind, primeiro computador a processar dados em tempo real. Os dados ainda vinham através de fitas perfuradas e um errinho só na fita era necessário produzi –lá novamente.

Fonte: http://www.nerdsnavan.com/?tag=computador

EDSAC (1949) - Primeiro computador com programa armazenado


Em 1949, surge o EDSAC - Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico", o qual marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra: Começou a "Era do Computador"!
Seu inventor foi o cientista inglês - Maurice Wilkes, o EDSAC foi o primeiro computador operacional em grande escala capaz de armazenar seus próprios programas.

Fonte: http://cadinformatica.br.tripod.com/

ENIAC (1946) - A história moderna dos computadores começa aqui


John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). O ENIAC possuia aproximadamente 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas e chegava a consumir 150 KW. Em contrapartida superava em mil a velocidade dos outros computadores, chegando a realizar 5 mil operações por segundo.

Fonte: www.museudocomputador.com.br/enciteclado.php

Mark I (1944) - Primeiro computador norte-americano de uso geral


O Mark I (Howard Aiken) foi o primeiro computador eletromecânico construído. Bastante diferente dos computadores atuais, o Mark I possuía 18 metros de comprimento, dois metros de largura e pesava 70 toneladas. Era constituído por 7milhões de peças móveis e sua fiação alcançava 800 Km. Com a chegada dos computadores eletrônicos o Mark I logo foi substituído.


Colossus (1943) - Primeiro computador eletrônico


Assim como os alemães, os ingleses também foram em busca de tecnologias para decifrar códigos secretos construindo então, o Colossus (Serviço de Inteligência Britânico). Possuindo dimensões gigantescas, o Colossus funcionava por meio de válvulas chegando a processar cerca de 5 mil caractéres por segundo ele foi inventado por Alan Turing.

Z1 (1936) - Primeira máquina de calcular com relês


O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, apartir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era denominado V-1 (Versuchs modell-1), Zuse mudou seu nome, após o fim da guerra, para Z1 a fim de evitar confusões com a denominação dos foguetes desenvolvidos pelo seu amigo Werner von Braun. Embora eletro-mecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2). Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado.


Máquina Analítica (1834) - Primeira tentativa de construir um computador digital


Em 1835 Charles Babbage descreve sua Máquina Analítica. Esta máquina tratava-se de um projeto de um computador programável de propósito geral, empregando cartões perfurados para entrada e uma máquina de vapor para fornecer energia. Enquanto os projetos estavam provavelmente corretos, conflitos com o artesão que construía as partes, e o fim do financiamento do governo, tornaram impossível a sua construção. Ada Lovelace, filha de Lord Byron, traduziu e adicionou anotações ao Desenho da Máquina Analítica de L. F. Manabrea. Ela se tornou uma parceira bem próxima de Babbage. Alguns reivindicam que ela é a primeira programadora de computadores do mundo, entretanto essa reivindicação e a validade de suas outras contribuições são disputadas por muitos